A SEPARAÇÃO DOS
SACERDOTES
1. Os sacerdotes se ocupavam em servir a Deus,
enquanto os levitas em servir aos
sacerdotes: "Depois manda que do meio dos israelitas se aproximem a ti
o teu irmão Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, para que me
sirvam como sacerdotes" (Êxodo 28.1). A Igreja deve ser como um
sacerdócio, a fim de oferecer sacrifícios espirituais a Deus: "Também vós
mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes
sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a
Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2.5).
2. Os sacerdotes precisavam ser parentes do
sumo sacerdote e vestirem-se formosamente, "pois tanto o que
santifica, como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso é que ele
não se envergonha de lhes chamar irmãos" (Hebreus 2.11). O crente tem de
pertencer à família de Cristo pelo novo nascimento, e de estar vestido com
vestes de justiça e de glória. Jesus deixou isso bem claro na parábola das
bodas: "E perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E
ele emudeceu" (Mateus 22.12).
3. Os sacerdotes eram constituídos em favor
dos homens nas coisas pertencentes a Deus (Hebreus 5.1-3). Os crentes, como
sacerdotes, entram na presença de Deus em favor dos homens. O sacerdócio
universal dos crentes foi uma das doutrinas basilares da Reforma Protestante.
A CONSAGRAÇÃO
DOS SACERDOTES
1. Antes da mediação, o sacerdócio.
Cristo não é sacerdote para o mundo, mas para a Igreja. "É por eles
que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são
teus. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em
mim, por intermédio da sua palavra" (João 17.9,20).
2. Os sacerdotes não se consagram a si
mesmos. Eles são consagrados por outrem. Devemos apenas
apresentar nossos corpos: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de
Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a
Deus, que é o vosso culto racional" (Romanos 12.1).
3. Os sacerdotes tinham de ser lavados com
água. O texto de Êxodo 29.4 diz: "Mandarás avançar Arão e
seus dois filhos até a entrada da tenda de reunião, e os lavarás com
água". A grande necessidade e a importância da pureza moral, ou santidade,
podem ser avaliadas nestas passagens: "Retirai-vos, retirai-vos, saí de
lá, não toqueis cousas imundas; saído meio dela, purificai-vos, os que levais
os utensílios do Senhor" (Isaías 52.11).
4. Arão foi primeiramente lavado e depois
ungido: "Tomaras o óleo da unção e, derramando-lhe sobre a
cabeça, o ungirás" (Êxodo 29.7). "Batizado Jesus, saiu logo da água,
e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba,
vindo sobre ele" (Mateus 3.16). "Oh! como é bom e agradável viverem
unidos os irmãos! E como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a
barba, a barba de Arão!" (Salmo 133.1,2). Jesus, seguindo a ordem da
consagração dos sacerdotes, foi primeiramente batizado nas águas, e depois
ungido com o Espírito Santo.
5. Arão, o sumo sacerdote, como tipo de
Cristo, é ungido antes dos sacrifícios. No caso dos sacerdotes,
porém, como tipos dos crentes, o sangue precede a unção.
6. A unção do sumo sacerdote indicava que
ele havia de estar cheio do Espírito Santo para edificação e alegria do povo:
"Não saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais:
porque está sobre vós o óleo da unção do Senhor. E fizeram conforme a palavra
de Moisés" (Levítico 10.7).Um detalhe interessante na consagração do
sacerdote é que o sacerdócio de Jesus é segundo a ordem de Melquisedeque e não
segundo a de Arão. Somente o sacerdócio de Melquisedeque foi constituído com
juramento. "O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para
sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". "E visto que não é sem
prestar juramento (porque aqueles, sem juramento, são feitos sacerdotes, mas
este, com juramento, por aquele que lhe disse: O Senhor jurou e não se
arrependerá: Tu és sacerdote para sempre)" (Salmo 110.4 e Hebreus
7.20,21).
AS VESTES
SACERDOTAIS
As
roupas santas apontavam para a justiça de Cristo (Apocalipse 19.8), e indicavam
que os sacerdotes eram homens ativos e preparados para a obra de Deus.
1. A túnica. Esta é a
primeira peça descrita em Êxodo 28.39: "Mandarás tecer a túnica e a mitra
de linho fino, e bordar artisticamente o cinto". A túnica de linho fino
era uma peça interior, representando o Evangelho, que não pode ser partido ou
fragmentado
2. A sobrepeliz.(Êxodo
28.31-35). O manto do éfode, ou sobrepeliz, era uma peça curta, feita em azul.
Possuía uma abertura para a cabeça e era bordada com romãs em azul, púrpura e
carmesim. Havia também campainhas de ouro, entre uma romã e outra. Os frutos só
podem surgir de uma vida redimida (carmesim), santificada (fundo branco),
glorificada (a púrpura), e assentada nos lugares celestiais (o azul). Estas
cores correspondem ao estado do crente conforme Efésios 2.5,6. As campainhas de
ouro, que falam da adoração, ou glorificação, estão acompanhadas das romãs, um
tipo da frutificação. O verdadeiro louvor e a verdadeira adoração só acontecem,
só se tomam efetivos, quando há frutificação.
3. A estola. Também conhecida
por éfode, a estola sacerdotal está descrita em Êxodo 28.6-12:Esta peça
dividia-se em duas partes: frente e costas, unidas por duas pedras de ônix, com
os nomes das doze tribos que Arão levava diante do Senhor. Sobre seus ombros
Jesus suporta, com o seu poder, todo o seu povo. Notem também as cores desta
peça: o ouro, o azul e o carmesim, que falam dos aspectos do caráter de Jesus.
4. O peitoral: Diferentemente
da estola, onde Cristo suporta sobre seus próprios ombros o seu povo, no
peitoral esse mesmo povo, agora representado por doze pedras, está no coração
de seu Senhor e Salvador. "Quão animador é para os filhos de Deus, que são
provados, tentados, zurzidos e humilhados, pensar que Deus os vê sobre o
coração de Jesus! Perante os seus olhos, eles brilham sempre em todo o fulgor
de Cristo, revestidos de toda a graça divina. O mundo não pode vê-los assim;
mas Deus vê-os desta maneira, e nisto está toda a diferença. Os homens, ao
considerarem os filhos de Deus vêem apenas as suas imperfeições e defeitos,
porque são incapazes de ver qualquer coisa mais; de sorte que o seu juízo é
sempre falso e parcial. Não podem ver as jóias brilhantes com os nomes dos
remidos gravados pela mão do amor imutável de Deus". (Mackintosh,
ob.cit.,pp. 241,242.)
5. O cinto. "O cinto
que está por cima do éfode será do mesmo tecido: de ouro, de púrpura violácea,
vermelha e carmesim e de linho fino torcido. O peitoral se unirá por suas
argolas às do éfode com um cordão de púrpura violácea, para que o peitoral
fique por cima do cinto do éfode, e não se desprenda do éfode" (Êxodo
28.8,28. O cinto é tipo da verdade, como escreveu Paulo: "Estai, pois,
firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça"
(Efésios 6.14). A verdade confere estabilidade ao caráter, unindo todas as virtudes.
Por ser muito largo e longo, moderava o movimento do sacerdote. A Palavra de
Deus impõe disciplina, prudência e modifica a nossa maneira de andar e de
viver: "Educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões
mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando
a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador
Cristo Jesus" (Tito 2.12,13).
As
três palavras do texto citado indicam que o crente tem de viver sua vida de
maneira sensata, justa e pia. São as três principais fases da
corrida cristã: sensata é a vida vivida de bem com nós mesmos. A vida
justa é aquela vivida de bem com nosso próximo, e a vida piedosa é
aquela vivida de bem com Deus. Primeiramente o crente tem de resolver o seu próprio
problema, buscando viver de bem consigo mesmo. Então pode viver em paz com os
seus semelhantes, e, finalmente, levar uma vida piedosa, vivendo em perfeita
harmonia com o próprio Deus.
6. A mitra. Era um turbante
de linho fino, apropriado para cobrir a cabeça do sumo sacerdote, que tinha, na
parte dianteira, uma placa de ouro com a inscrição: "Santidade ao Senhor
(Êxodo 28.36-38). O apóstolo Paulo tem em mente a mitra, quando escreve:
"Tomai também o capacete da salvação..." (Efésios 6.17). A placa de
ouro com as palavras "Santidade ao Senhor" mostra que sem a
santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).
7. Calções de linho. Cobriam dos
lombos às coxas, e indicavam que todo o serviço devia ser espontâneo:
"Faze-lhes também calções de linho para cobrirem a pele nua: irão da
cintura às coxas" (Êxodo 28.42): "Tiaras de Unho lhes estarão sobre
as cabeças, e calções de Unho sobre as coxas; não se cingirão a ponto de lhes
vir suor" (Ezequiel 44.18).
FONTE: Trechos tirados do livros de Abraão de Almeida- O tabernáculo e a Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário