quinta-feira, 30 de junho de 2016

O ALTAR DO INCENSO/Mizbeach HaKetoret


Shemot/Êxodo: 30:1-10 
"e Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás. Terá um côvado de comprimento, e um de largura (será quadrado), e dois de altura; os chifres formarão uma só peça com ele. De ouro puro o cobrirás, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; e lhe farás uma bordadura de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da bordadura; de ambos os lados as farás; nelas, se meterão os varais para se levar o altar. De madeira de acácia  farás os varais e os cobrirás de ouro. Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo. Aharon queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará."(Shemot 30:1-7)

O Lugar Santo era o lugar de comunhão com YHWH. O Mizbeach HaKetoret é a terceira peça do Lugar Santo a ser descrita pela Torah e estava posicionado bem no centro, diante da Arca do Testemunho, assim, a fumaça com o incenso cobriria o Propiciatório, levando o seu perfume até o lugar onde a presença de YHWH se manifestaria. 

O que podemos aprender através dos passukim/versos acima? 
Esses passukim nos ensinam que assim como o Altar do Incenso era o "veículo" que levava o perfume do Incenso queimado até a presença de HaShem, o nosso coração sincero é o veículo que leva nossas orações como "aroma" agradável diante do Eterno. Um coração puro agrada a HaShem, porque deseja sempre estar em Sua presença.

A Bíblia nos diz que David era um homem segundo o coração de YHWH, mas, isso não quer dizer que ele nunca tenha pecado, apenas que apesar de pecar (como muitas vezes nós fazemos), ele se arrependia e de todo o coração orava ao Eterno pedindo que o perdoasse. 

Foi num momento assim que ele escreveu o Tehilim/Salmos 51. No verso 10 ele "Cria em mim, ó YHWH, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável". 
É isso que devemos pedir a YHWH; um coração puro, disposto a ama-lo, serví-lo e obedecê-lo!

Fonte: israelitasdocaminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário