terça-feira, 28 de março de 2017

CRISE DE IDENTIDADE.

Shalom, outro assunto interessante para o momento atual da igreja e identidade, hoje em dia se abre uma nova denominação evangélica em nossos pais a todo momento, à pergunta e qual a origem? Qual Deus ordenou que fosse aberta? Quais estão trabalhando a favor da igreja de Cristo, e quais estão lutando por interesse partidários e denominacionais?  

       
É errado abrir uma nova denominação? Claro que não, mas a pergunta é o porquê foi aberta, qual a motivação do coração? É porque Deus deu uma direção de trabalho para que esta denominação coopere para o bem do reino e da igreja de Cristo na terra, se for essa motivação perfeito, mas se a motivação foi à dificuldade de aceitar a liderança e  caminhar sem prestar contas a ninguém, não creio ser um bom motivo.


Creio que Jesus está as portas e hoje a um grande desrespeito com a identidade das tribos (denominações) e nos esquecemos que Israel tinham varias tribos, cada uma tinha sua identidade, mas todas trabalhavam pelo bem de Israel e por manter a Torah em seus corações, pelo menos assim foi estabelecido por Deus a eles,  e toda vez que se desviavam dessa regra eram punidos severamente por Deus.


Vamos ver como se deu a origem das tribos de Israrel:

A origem das doze tribos de Israel está descrita na bíblia, no primeiro livro chamado Gênesis, cuja autoria é atribuída a Moisés. As doze tribos recebem este nome por serem decorrentes do nascimento dos doze filhos de Jacó (neto de Abraão e filho de Isaque), que teve um encontro com Deus, vindo a ter seu nome trocado para Israel. Seus doze filhos se chamaram: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Apesar destes nomes não corresponderem com exatidão aos das tribos, a origem de cada uma delas se deu ao fato deles terem liderado tribos, nas suas regiões específicas.


Sobre a diferença na nomenclatura, ocorreu que as doze tribos receberam o nome de dez dos filhos de Israel e de dois dos filhos de José, que foram abençoados por Israel como se fossem seus próprios filhos, são eles Efraim e Manassés. Foi após a saída do povo de Israel do Egito, que o Senhor designou a separação da tribo de Levi para servi-lo no sacerdócio, e justamente por terem esta missão não teriam um local específico na terra prometida chamada Canaã. Então, em seu lugar e no lugar de José, assumiram a condição de tribos, Efraim e Manasses.

Primeira característica para ser uma tribo de Israel era estar ligado ao proposito de  Yave para Israel, pois a benção e sobre Israel, falando de nos gentílicos, temos que estar ligados ao proposito de Deus para a igreja na terra, e estar alinhados com sua palavra.


Hoje infelizmente mais brigamos entre nós do que buscamos alinhamento em Deus para que a igreja avance e continue a ser o útero de Deus nessa terra para gerar filhos ao Pai. E e normal que esse filhos que nascem pela fé em Cristo Jesus tenham um lar um lugar para serem cuidados, alimentados educados. Isso e família e família e um principio do reino a qual foi estabelecido lá em Gênesis pelo próprio Deus.


Não estou defendendo que todo lugar que leva o nome de evangélico, cristão, estão ligado a Cristo e por isso que precisamos conhecer as escrituras e depender do Espirito Santo para que aja discernimento correto das leis de Deus e assim avaliar se o lugar que estamos esta ligado a um contexto de tribo ou de seita, propósito ou engano.


As tribos tem que ter uma identidade peculiar, mas estar ligados a mesma palavra ao mesmo proposito que e servir a igreja de Cristo, o Brasil vive uma profunda crise de identidade, e isso afetou a Igreja, hoje gostamos e defendemos algo, amanha já temos outra opinião.


A pergunta é a qual tribo você pertence? Quando você descobrir isso vai conseguir trabalhar de forma mais saudável para igreja de Cristo.


Outra coisa que me chama atenção e os padrões de prosperidade, quem esta dando certo ou errado em seus ministérios? Para sabermos isso precisamos entender para que essa pessoas foi chamada, se ela está no tempo de Deus para agir ou já passou do tempo e agora está fazendo boas coisas mas que Deus não mandou e se mandou foi apenas para um tempo determinado.


O erro de João Batista após o começo do ministério terreno de Jesus foi não ter parado tudo e seguir a Jesus pois sua missão era anunciar a chegada de Jesus após isso buscar  em Deus o que deveria fazer pois o proposito inicial de seu chamado tinha se cumprido quando o ministério de Jesus começou.


Tem coisas que fazemos e somos honrados por Deus por um tempo, fora do tempo do Senhor corremos o risco de perder a cabeça, morrer por um proposito e digno, mas morrer por teimosia não vale apena.


A tempo para tudo, tempo de trabalhar e tempo de descansar, tempo de ser guiado por alguém e tempo de guiar pessoas, fico preocupado quando percebo que nossa identidade muitas vezes na vida de uma pessoas acaba ofuscando a de Jesus, nossa missão e levar as pessoas ate Jesus e após ser um conselheiro, amigo, pai, irmão, mas entender que algumas coisas já não me diz respeito, pois afinal  todos temos o Espirito Santo e ele vai nos levar a um crescimento e maturidade para viver o que e nosso proposito junto ao Pai.


Só que o meu proposito tem que estar ligado ao de outra pessoas, sempre foi assim e juntos formamos a igreja gloriosa de Cristo. Para resumir você sabe quem você e em Cristo Jesus? Qual seu chamado? Seu proposito nesta terra? Qual sua tribo?



Responda essas perguntas e muita coisa em tua vida vai mudar, muito que não fazia sentido em tua caminha vai fazer sentido e muitos erros serão corrigidos.



João Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário