domingo, 13 de maio de 2018

Os princípios da criação


A criação de Deus tem pelo menos cinco pontos básicos: princípio da terra, princípio da imagem, princípio da semelhança, princípio do domínio e princípio do Éden. Esses princípios revelam o funcionamento da criação, com propósito final na vida do homem, que é a coroa da criação divina.
Os princípios funcionam interligados entre si, vejamos:
  1. 1) Princípio da terra: essa é a lei proporcionada por Deus para que haja total manutenção da natureza para com a vida do homem;
  2. 2) Princípio da imagem: são as emanações de Deus manifestas no homem. São os atributos de Deus em forma de adjetivos no homem;
  3. 3) Princípio da Semelhança: nessa lei temos o homem funcionando como Deus funciona, um espelhamento, tendo em vista que o homem refletia Deus;
  4. 4) Princípio do domínio: nesse temos o homem com o poder de supremacia sobre a criação feita por Deus;
  5. 5) Princípio do Éden: temos a junção dos quatro anteriores e a manifestação de sete pontos:
  • Pisom
  • Giom
  • Tigre
  • Eufrates
  • Jardim
  • Hadah
  • Kabash
O Jardim não é o Éden 
“Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste; e ali colocou o homem que formara”. Gênesis 2:8.
Em Genesis 2.8 temos a aplicação da preposição “no”, isto é, unidos e não fundidos. Ao observar o Éden e o jardim nesse versículo temos a certeza que sua união. Imagine dentro de um copo você depositar agua e óleo, lógicos que estão unidos, porém não estão fundidos, cada qual sua própria característica, não se mistura, mas estão juntos num mesmo lugar. Assim era o Éden e o Jardim, estavam unidos, porém não misturados, pois o ser que comportava duas naturezas em si ainda não estava no Jardim.
“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”. Gênesis 2:15.
Agora observe o versículo 15 de Gênesis 2, onde a preposição muda para “do”, agora temos a ideia de um dentro do outro, de unicidade, de fusão perfeita, por que? Agora temos a presença do homem no jardim, e o Éden se funde ao mesmo, visto que o Éden é um ambiente espiritual.
Benefícios da cobertura do Jardim 
Sabendo que o Éden é uma cobertura espiritual que cobria toda a criação divina, temos agora que observar os motivos de sua presença na criação, visto que dele procedia o rio que mantinha o jardim.
Na criação o que ligava a fonte (Deus) a toda a criação era o rio que vinha do Éden, que tinha sua fonte em Deus nas regiões celestiais. O rio que provinha dessa região espiritual em Deus trazia consigo o fluir da autoridade divina que, por sua vez mantinha a autoridade do homem funcionando perfeitamente.
Hadah e kabash 
Os dois níveis de autoridade sobre a criação: Domínio(hadah) e Submissão (kabash).
A autoridade e a ação dada ao homem que tinha como fonte e sustentação a cobertura espiritual proporcionada pelo Éden. O domínio e a supremacia sobre toda a criação dada ao homem. A submissão é a ação dada para a supremacia, uma interligada a outra, e o homem ligado em Deus.
A cobertura do Éden é o que transmite autoridade para o homem, o homem por sua vez é o receptor. Estando debaixo da cobertura ligado em Deus pelo Éden o homem tinha além dos níveis de domínio e submissão, também os cinco níveis de bênçãos.
Cinco níveis de bênçãos 
  1. 1) Pisom: esse é o rio que rodeia a terra de Havilá, onde háouro e ouro do bom. A palavra Pisom no hebraico significa “gratuidade”, mostrando que a benção é contínua e gratuita debaixo da cobertura;
  2. 2) Giom: esse rio tem seu significado no hebraico de “rompimento”, isto é, ao homem foi dado o direito de nada lhe parar;
  3. 3) Tigre: representação direta de força e velocidade, mostrando que ao homem foi dado em níveis físicos;
  4. 4) Eufrates: esse rio revela as profundidades, tesouros escondidos, reservados ao homem que estava debaixo da cobertura do Eden;
  5. 5) Jardim: esse vem para manutenção diária e ponto de encontro contínuo com o próprio Deus.
A queda do homem e a saída da cobertura 
Bênçãos profundas eram reservadas no projeto original, mas após a queda do homem este acesso foi interrompido, Deus em sua grande misericórdia criou meios na lei para que o homem desfrutasse do melhor da terra (Isaías 1.19).
Após a queda, ao sair da cobertura original do Eden, o homem permanece com o direito de domínio e submissão, mas agora pelo seu esforço. Para que o homem torne a viver o projeto original da gratuidade da benção continua, ele deve estar debaixo da cobertura de paternidade.
Na antiga aliança através dos pais, reis, sacerdotes, profetas, e juízes; na nova aliança através dos pais, apóstolos, pastores, profetas, evangelistas e mestres. São homens separados por Deus para transmitir a benção e para permitir a atuação e a isso se dá o nome pela Bíblia de “S’mikhah” (autoridade por imposição).
Debaixo da autoridade e de cobertura espiritual de homens separados por Deus para tal, podemos fluir em nossas vidas através das bênçãos em Cristo Jesus, nosso Senhor, tendo a paz que excede todo entendimento a nosso favor, alcançando diariamente aquilo que já existe (2Pe 1.3a), desfrutando agora de uma aliança ainda maior, pois através da S’mikhah podemos viver em plena atuação em Deus ao que nos foi dado no projeto original (Gn 1.26), domínio e submissão.
Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.  Gênesis 1:26.

domingo, 14 de janeiro de 2018

AS TRÊS FILHAS DE JÓ.

Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.
Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.
O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos.
Também teve ainda sete filhos e três filhas.
À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque.
Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. Jó 42:10-15



O teólogo cristão John Gill observa que Jemima pode significar tanto dia como pomba, esta última associada à palavra árabe "jemama". Observando que há na Arábia Saudita um local designado por Jemama ou Yemama (Al-Yamama) que teve uma rainha por nome Jemama, Gill conjectura que a Jemima bíblica pode estar relacionada à Jemama do folclore árabe.


O ETERNO MUDA O CATIVEIRO DE JÓ

Jó havia perdido tudo o que tinha. Seus dez filhos, sua esposa, sua riqueza, a saúde e até os amigos. Os amigos de Jó viraram-se contra ele, porém, Elohim diz: “Jó, Eu vou mudar o seu cativeiro. (Jó 42:10) Então Elohim declara a Jó o que ele teria que fazer para mudar sua vida, restaurar seu casamento, ter outros filhos, sarar o seu corpo, receber de volta toda sua riqueza.


O ETERNO ORDENA A JÓ QUE ELE SE TORNE UM ABENÇOADOR.

“O Senhor, pois, mudou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; (Jó 42:10a) Após Jó abençoar seus três amigos Elohim derrama sobre Jó três bênçãos.


1ª BENÇÃO: 

JEMIMA, que quer dizer alem de pomba: Lugares altos. Sabe o que quer dizer lugares altos?- Lugar de sucesso.- Lugar de pessoas bem sucedidas.

Elohim diz: Jó todo homem quer ser “bem sucedido”, mas somente com seu esforço pessoal ele tem limites, porém se ele tornar-se um ABENÇOADOR, Eu o colocarei em lugares altos, lugares de sucesso, de vitórias, de homens mais que vencedores. Lugares que todos possam vê-lo, ao vê-lo, saberão que ele só está lá porque o Eterno o colocou ali. Aleluia! JEMIMA, quer dizer: “lugares altos”. E é para lá que o Eterno quer te levar.


2ª BENÇÃO: QUEZIA: que quer dizer alem de perfume: Permanecer.- Ou seja, o Eterno vai colocá-lo em lugares altos e você vai permanecer lá;- Acabou os altos e baixos; você será colocado em lugares altos e vai permanecer lá;- Elohim vai te levar para o alto e você permanecerá lá. QUEZIA, quer dizer: “permanecer”. Você será colocado em lugares altos e permanecerá lá.


3ª BENÇÃO: QUÉREN-HAPUQUE. Quer dizer alem de pintura para os olhos: Riquezas escondidas.- Todo dia você descobrirá, riquezas escondidas. O maior interessado em que você não esteja na posição de abençoador é o diabo. Porque toda pessoa que se torna um abençoador recebe as mesmas três bênçãos que Jó recebeu.- O Eterno o colocará em lugares altos;- Você permanecerá lá;- E você descobrirá riquezas escondidas; As três filhas de Jô representavam a devolução de Elohim em todas as áreas da sua Jô.

Representam o Jubileu na vida de Jô. Por que será que o Eterno coloca nas filhas de Jó esses nomes de tão forte significado: Jemima (lugares altos), Quezia (permanecer), Queren-Hapuque (riquezas escondidas)?

Porque elas eram a resposta para todas as aflições de Jó?Pois a palavra do Eterno diz que os jovens são a nação Jubilar. A nação que o Eterno quer usar para trazer a restituição de tudo que o diabo tem roubado dos seus antepassados.

Diz a Bíblia: “E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.”(IS 61:9).


AS FILHAS DE JÓ.

1ª Jemima, Hb. Pomba.

Os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo MT 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32. mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gn 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito do Eterno como pomba pousava sobre as águas”.

É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” Ct. 5:12.

Uma característica interessante é que a pomba voa e está SOBRE quem pousa, o que significa que o Espírito Santo deve estar acima de nós e não abaixo. Nós devemos seguir e obedecer a suas orientações.

* Pomba representa:

a) Simplicidade, Cl 3. 22.
b) Humildade, Pv 15. 33.
c) Pureza, Pv 22. 11.
d) Beleza, 1Cr 16. 29.


2ª Quezia, Hb. Vaso de Perfume.

"Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem". 2 Coríntios 2:15.

*Perfume representa:

a) Santidade, Ef 4. 24.
b) Testemunho, 3Jo 1. 12.
c) Incenso (oração), Ap 8. 4.


3ª Queren-Hapuque, Hb. Pintura para os olhos.

Essa terceira filha do patriarca Jó tem um nome bastante sugestivo, seu significado fala muito alto ao nosso coração "pintura para os olhos"

Isso significa dizer que o Eterno olha para nós com um olhar diferente, um olhar de admiração, satisfação e regozijo. É Elohim mostrando que Ele tem prazer de vernos em sua presença, se somos como as pombas e o bom perfume de Cristo, então aos olhos de Elohim somos prazerosos, o Eterno sente prazer em nos comtemplar em sua presença.

*Pintura para os olhos representa:

a) Prazer em servir ao Senhor, Sl 112. 1.
b) Agradável,.
c) Cuidado de Deus (proteção), Sl 55. 22.


HERANÇA,UM DIREITO DADO POR DEUS.

a) Herança é uma propriedade ou bens recebido de um antepassado em vida ou após a sua morte.
b) Na família tendo filhos homens, mulheres não recebiam herança.
c) Jó quebrou esse protocolo e deu heranças as suas filhas.


Amados que possamos ser como as filhas de Jó que em toda terra não se achou mulheres mais formosas quanto elas, mulheres de grande respeito e exemplo na sociedade de sua época, elas através de seu nomes deixou-nos grande exemplo de uma verdadeira igreja que espera o arrebatamento, sim uma igreja que espera o rapto do noivo o cordeiro de Elohim, que possamos ser como as pombas exibindo toda sua simplicidade, termos o bom cheiro de Cristo no meio em que vivemos para que através de nós  Yeshua venha a ganhar vidas para o reino do Eterno e somente dessa forma Yeshua Hamashia terá nossa vida como agradável aos seus olhos, uma verdadeira pintura para os olhos de Elohim, dessa forma seremos agraciados com a herança eterna que para os fieis está guardada.

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono". Apocalipse 3:21.

fontes: bíblia sagrada.
          pesquisas na internet.