segunda-feira, 23 de março de 2015

OLEO DA UNÇÃO



   Êxodo 30:22-31 ( O OLEO DA UNÇÃO)______________

22 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
23 - Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos(6 quilogramas), e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos(3 quilogramas), e de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos(3 quilogramas),
24 - E de cássia quinhentos siclos(6 quilogramas), segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him(6 litros).
25 - E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
26 - E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,
27 - E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso.
28 - E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
29 - Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
30 - Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.
31 - E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.

A unção tem que ter 04 ingredientes:

Temos que ter aliança unidade; (mirra)

Temos que ter sabor, gosto; (canela)

Temos que ter profundidade compromisso com a palavra; (cálamo aromático)

Temos que ser curados. (Cássia)
1- O primeiro e mirra. Na época era matéria prima para fabricação da cola antiga, então mirra está ligado a uma cola uma liga.

2- Outro ingrediente do óleo da unção e a canela ou sinamo. Este ingrediente era usado para tempero.
Temos que ter sabor pela vida, pelo ministério, pela igreja.

3- Cálamo aromático – e uma planta que expressa profundidade, e uma planta que a mesma quantidade que cresce para cima ela cresce para baixo.

4- Cássia era uma planta usada para cura de várias enfermidades.
Óleo era usado para ungir pessoas ou elementos.

Ninguém pode fazer a obra do Senhor sem a unção de Deus.

Só sermos capazes de fazer algo não e o suficiente e necessário ter a unção, o aval de Deus.

Um ministério local, também precisa da unção de Deus, não apenas de capacidade e esforço, temos que ter aval.

Tem dois tipos de pessoas que o Senhor unge para sua obra: Os capacitados e Os escolhidos.

Ele capacita os que chama e também chama pessoas capacitadas, Deus trabalha com estes dois grupos.
Para legitimar o óleo derramado sobre nossa vida temos que ter aliança, e compromisso com o proposito profético confiado a nossas vidas.

Entendemos que precisamos mais do que unção, para fazer a obra do Senhor, precisamos de unidade e aliança.

Você e um com seu pastor, com sua igreja, com sua cobertura?

II Reis 10:15 - E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Reto é o teu coração para comigo, como o meu o é para contigo? E disse Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e Jeú fê-lo subir consigo ao carro.

Jeú sabia que se não tivesse o coração de Jonadabe sua mão (ajuda) iria embora e ele poderia ser exposto em momentos cruciais na batalha, não aceite ajuda ministerial se não tiver o coração antes da mão, aliança começa no coração.
Precisamos gerar filhos, lideres, que entendam o poder de uma aliança que tenham mais do que unção, que recebam revelação dos propósitos eterno e do princípio de aliança.

Unidade, aliança está ligado a santidade, temor e obediência a palavra.

Quer saber se uma pessoa que você ungiu e um com você e entende o poder de uma aliança, contraria ela, fale ou faça algo que você sabe que ela não gosta e observe seu comportamento.
Exemplo claro na bíblia de filho que nasceu com o direito legal de primogênito mas perdeu o direito por não entender o princípio da honra e aliança, foi Rubens:
Gênesis 35:22 - e deitou-se com Bila, concubina de seu pai.
(Gênesis 49:3-4) – este ato lhe custou a primogenitura e perdeu um direito legal.
Rubén, como primogênito, era "o princípio do vigor", mas seu direito de primogenitura foi perdido para os filhos de José (I Crônicas 5: 1-2); ele era "excelente em altivez", mas seu sacerdócio foi dado a Levi; ele era "excelente em poder", todavia o reinado coube à Judá. Nem juiz, nem profeta, nem sacerdote ou rei foi atribuído a esta tribo através de toda a história de Israel.
2- Outro ingrediente do óleo da unção e a canela ou sinamo.

Este ingrediente ara usado para tempero.

Temos que ter sabor pela vida, pelo ministério, pela igreja.

Neemias 8:10 - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.


Temos que ter prazer pelo ministério, temos que parar de reclamar do que Deus nos deu, temos que ter prazer em cuidar da igreja, fazer parte da equipe, do projeto.

Quando reclamamos de algo assinamos um atestado de limites, Deus entende que não dá para pôr mais nada em sua mão.
A bênção de “hospedar” a Arca do Senhor: Passaram-se três meses e chegou uma boa notícia aos ouvidos de Davi: “Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus [...]” (2Sm 6.12). É muito interessante que a Arca tenha ficado na casa de Abinadabe e nada de extraordinário acontecera em vinte anos. Provavelmente, Abinadabe apenas “tolerava” a presença da Arca em sua casa… Mas na casa de Obede-Edom a bênção chegara de maneira muito visível em apenas três meses, não era um peso para ele mas um alegria ter em sua vida a presença do Senhor.

II Samuel 6:12 - Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
13 - E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
14 - E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.


Depois do que aconteceu com Uzá (I Crônicas 13:9-11), Davi poderia querer se distanciar da arca, mas ele amava a presença de Deus, e sua alegria era estar com Deus mesmo que isso lhe custasse muito, seu erro em conduzir a arca de forma errada não o inibiu de tentar de novo, dessa vez não como os filisteus, mas conforme a palavra do Senhor, as lutas e erros não podem nos tirar o prazer
Temos que ter tempo para nos mesmo, para nossa família, amigos, e necessário ter equilíbrio, o sal e tremendo para dar tempero mas em excesso estrada a comida.

Eclesiastes 7:16 - Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?

Cuidado com o ministério ou a preocupação exagerada, se você não tiver prazer na vida você vai transformar sua vida  em uma vida sem sabor, sem tempero e corre o risco de invés de levar paz para as pessoas vai levar peso e tristeza.

Eclesiastes 9:7 - Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.

Misturado com o óleo da unção tem que vir prazer, alegria mesmo em época de guerra.
3- Cálamo aromático – e uma planta que expressa profundidade, e uma planta que a mesma quantidade que cresce para cima ela cresce para baixo.

A palavra diz misture no óleo da unção profundidade, fundamentos.

Os fundamentos são absolutos (não mudam com o tempo)
Os fundamentos devem ser bem aprendidos e memorizados.
Os fundamentos devem ser ensinados a todos os discípulos.
Os fundamentos devem ser relembrados constantemente.

I Coríntios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.


Quanto tempo você lê a bíblia e ora por dia, quantos dias jejuou e se consagrou.

A palavra fundamento significa base, alicerce, fundação. Em analogia com a construção de um edifício, o alicerce é a primeira etapa a ser realizada.

Deus pode mudar de estratégia, mas não muda seus fundamentos.
Temos que ser profundos em questão de entendimento profético.

A profecia tem três elementos: revelação, interpretação e aplicação.

Em Genesis 38:1-11- acompanhamos a historio de Judá e seus filhos, Er, Onã e Selá, uma família que carregava uma profecia tremenda, (Genesis 49:8-12).

Nessa passagem aprendemos sobre necessidade de entendermos a profundidade sobre nosso proposito profético.

A obrigação de Judá era entregar seu filho Selá para Tamar pois sobre ele estava uma promessa que era maior do que seu prazer de ser pai, ele tinha que trazer um descendência real para a chegada do Messias. (ele estava atrasando a chegada do Rei)

Onã seu segundo filho morreu por ter intimidade com a mulher de seus irmãos mais velhos, mas não querer ter o compromisso de deixar uma descendência para seu irmão mais velho, Judá não tinha entendido seu propósito, nem a benção recebida por seu pai Jacó (Genesis 49:8-12). (Nosso irmão mais velho e Jesus, temos que deixar uma descendência para Ele, não apenas ter prazer com a Igreja) Tamar entendeu sua posição e compromisso profético e colocou seu filho na linhagem real (Mateus 1:3).
Quando nos aprofundamos em conhecer o Senhor isso gera fé.

Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

O que vai nos manter firmados com Deus em meio a uma crise e a palavra, o que ti sustenta não e a unção mas sim a palavra e uma vida de oração.

Uma vida espiritual firmado na palavra e na oração nos faz passar por crises ministeriais,  pessoais e familiares .

Nossa vida no dia dia e montes e vales, eu preciso estar não só debaixo de uma unção eu preciso estar debaixo da palavra.

Somos responsáveis de levar sustento e firmeza de fé a outras pessoas, nosso pensamento e comportamento não pode ser duvidoso.

Efésios 2:20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
4- Cássia era uma planta usada para cura de várias enfermidades.

Deus precisa de pastores que não tenha só unção mas homens e mulheres curados de alma.

Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

Precisamos ser livres, temos que parar de arrumar problemas, Deus ti colocou no ministério para resolver problemas não para causar problemas.

Uma das coisa que dá mais problemas na igreja e mulher e filhos de pastor, pois carregam as magoas e dores de seu pai, e vez por outra culpam a igreja pelas feridas de guerra.

Salmos 103:3 - Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,

Só podemos curar pessoas se estivermos curados, não podemos duvidar do amor de Deus, e quanto Ele ama também as pessoas que cuidamos, por mais feridas que vez por outra nos causem.

Tiago 5:14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
A melhor coisa que poderia ter acontecido com sanção foi os filisteus ter furado seus olhos (Juízes 16:21), ele deixou de depender de uma visão terrena e passou a enxergar espiritualmente, entendendo o porquê nasceu, (Juízes 13:5) trazendo sobre ele cura e libertação, quando o Senhor começou a restaurar suas forças (Juízes 16:22) e ele conseguiu cumprir seu proposito profético, quando seu eu morreu e assim destruiu seus inimigos (Juízes 16:30), honrando seu Deus.
A melhor coisa que aconteceu com Paulo foi ele ter perdido tudo, sua herança, seu legado natural, pois o que ganhou no reino nada nesta terra poderia lhe dar, no final deixa um legado a seu filho Timóteo, II Timóteo 2:1-13, as prisões e aflições não conseguiram tirar a paz nem a certeza de seu proposito profético, e no final deixou três lições, observe o soldado, o atleta e o lavrador.
Quando o óleo tiver pronto com os quatros ingredientes ele iria cair na cabeça do sacerdote, profetas e reis.

1- Sacerdote representa o povo diante de Deus.
2- O profeta representa Deus diante do povo.
3- O rei e o que governa o povo.

O sacerdote tem que ser quebrantado, só e aquebrantado e submisso a uma liderança se o óleo sobre sua cabeça tiver esses 04 ingredientes.
Apocalipse 1:6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

Sacerdote representa o povo diante de Deus, tem que ter amor para ser sacerdote.

O profeta representa Deus diante do povo, tem que ter poder liberado por Deus e humildade para isso.

O rei e o que governa o povo, tem que ter abundancia na vida ser prospero e dar exemplo para reinar conforme o propósito de Deus.

Não adianta só ser talentos naturais, temos que ter unção de Deus para exercer nossa função, não e pela nossa força.
A unção tem que ter 04 ingredientes:
Temos que ter aliança unidade; Temos que ter sabor; Temos que ter profundidade compromisso com a palavra; Temos que ser curados.

Ap. João Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário