terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Onde Estão os Apóstolos?

Por: John Walker
Em 1958 aconteceu algo que mudou minha vida e ministério. Um irmão em Cristo mostrou-me, baseado no Novo Testamento, que Jesus não voltará até que haja uma igreja gloriosa para recebê-lo (Ef 5.27), e que os meios para preparar a igreja são os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (Ef 4.11). Vemos também em Ef 2.20 que os apóstolos e profetas são o fundamento da igreja. Aprendemos em 1 Co 12.28 que há ministérios na igreja: “…primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres…”
Durante os últimos quarenta anos tenho perguntado: “Onde estão os apóstolos?” O maior evento na história da humanidade será a segunda vinda de Jesus Cristo. Isso só será possível com o aparecimento de uma “igreja gloriosa” e tal igreja só poderá ser formada através do ministério apostólico.
Não há apóstolos no Velho Testamento. O ministério principal é o do profeta. O primeiro apóstolo foi Jesus Cristo (Hb 3.1). Jesus escolheu doze apóstolos que se tornaram o fundamento da igreja. Mas o ministério dos apóstolos não terminou com os doze, nem com o apóstolo Paulo. Pelo contrário, Paulo nos ensina em suas epístolas que o ministério apostólico é necessário para o aperfeiçoamento da igreja nos últimos dias antes da segunda vinda de Cristo.
Os primeiros apóstolos anunciaram a ressurreição de Jesus Cristo. Os últimos apóstolos anunciarão a segunda vinda de Jesus Cristo.
À medida que os primeiros apóstolos desapareceram, a igreja perdeu seu poder, pureza e unidade. Somente com a restauração do ministério apostólico haverá a restauração da igreja.
Ainda que há muitos aspectos que precisam ser entendidos sobre o ministério apostólico, o espaço nos permite tratar de apenas um, que nunca é mencionado em qualquer discussão sobre o assunto. Refiro-me a Israel. Um homem de Deus disse certa vez que se quisermos entender a Bíblia, precisamos entender Israel. A chave da Palavra de Deus, do plano de Deus, é Israel.
O Senhor disse a Abraão, “…em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). O Novo Testamento começa com estas palavras: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mt 1.1). Gl 3.13-14 declara que “Cristo nos resgatou da maldição da lei…para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo.” O apóstolo Paulo declarou que “…pela revelação me foi manifestado o mistério…o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Ef 3.3,5,6).
Uma leitura cuidadosa de Romanos 11 e Efésios 2.11-22 torna claro, para mim, que, nos últimos dias, Israel natural (o judeu) e Israel espiritual (o gentio) serão reconciliados em um novo homem, o corpo de Cristo. Esta revelação restaurará o ministério do apóstolo. Títulos não resolvem. Sinais e milagres não resolvem. Evangelismo e estabelecimento de novas igrejas (ainda que importantes) também não resolvem. Somente a revelação do “mistério” poderá produzir os últimos apóstolos, assim como produziu os primeiros. O ministério apostólico restaurado será, então, o instrumento que ajudará a trazer a resposta à oração de Jesus registrada em João 17.21: “…para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” Esta será a igreja gloriosa que será apresentada a Jesus Cristo na sua segunda vinda.
Uma última palavra de alerta: Aos olhos de Deus os apóstolos são os primeiros (1 Co 12.28), mas aos olhos dos homens são os últimos. “Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens” (1 Co 4.9). Esta é a atitude que caracteriza o verdadeiro ministério apostólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário