quinta-feira, 16 de março de 2017

PRECISAMOS DE CORREÇÃO.


Por Bob Mumford

Há dois versículos em Oséias 4 que são de rasgar o coração. Um é o versículo 6: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...” O nosso tema é: Correção, e não rejeição.

O outro é o versículo 17. Este é um versículo que me enche de temor. “Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo”. Quero dizer uma coisa: A pior coisa que pode acontecer a qualquer homem ou mulher em qualquer situação é ser deixado. A primeira vez que eu vi este versículo, meu coração saltou dentro de mim e eu disse: “Ó Deus, não me deixes. Sei que sou perverso - um rebelde, um cabeça-dura. Mas, Senhor Jesus, não me abandones”.

Você já andou tempo suficiente na vida cristã para descobrir que é possível ser perdoado, porém não transformado? No entanto, a vida cristã não foi designada para ser a sucessão de um perdão após outro, onde você vai ao Senhor e diz “Senhor, perdoe-me”. E Ele diz: “Está bem, já o perdoei”. Depois você volta e diz novamente: “Senhor, perdoe-me”.

Será que é possível ser um cristão e um cabeça-dura ao mesmo tempo? É possível ser cristão e ser dominado pela vontade própria? Preste atenção. A palavra é correção, não rejeição. Uma das coisa que Deus está falando é a respeito de como entrar no relacionamento certo no Corpo de Cristo. É hora de entrar em “Koinonia” honesta, comunhão verdadeira, com outros irmãos e irmãs. Minha tendência natural quando alguém faz uma coisa que me desagrada é simplesmente cortá-lo da minha comunhão.

 E se você fizer algo que eu não gosto, corto você também! No fim digo: “Senhor, não sobrou ninguém! É só o Senhor e eu!” Mas o Senhor diz: “Se você vai entrar no relacionamento certo com seus irmãos e irmãs, terá que começar com a atitude de ‘Quero ser corrigido, e não rejeitado. Quero que você me diga onde estou errado. Quero que me ensine quando sou obstinado. Quero que as rebeliões interiores na minha vida sejam expostas para que eu seja mudado e transformado à imagem do Filho de Deus! Não me rejeite - corrija-me!‘“ Se eu tenho alguma percepção espiritual, esta é a palavra que estou ouvindo hoje através de todo o Corpo de Cristo.

Um velho pai tinha uma filosofia estranha quando seu filho era menino. seu filho não conseguia acreditar nela, até o dia em que também se tornou um pai. Ele dizia: “Filho este castigo vai machucar a mim muito mais que a você!” Depois ele tirava a correia e começava a surrar-me, da altura dos joelhos para cima... Depois de terminar seu filho lhe dizia: “Pai, o senhor tem certeza de que isto doeu mais no Senhor do que em mim?”

Muitos anos depois, quando este filho teve seu próprio filho, chegou a entender que há uma dor mais difícil de suportar do que a dor física. É a dor da alma e do espírito. Ela penetra quando machucamos um irmão em Cristo ou quando ele me fere. Ou sucede qualquer coisa que separa os membros do Corpo de Cristo plantando amargura e sentimentos feridos entre eles. Ela penetra também quando temos que chamar nossos filhos e corrigi-los. Nesta hora vamos sentir uma dor diferente daquela que vamos infligir neles. A dor que está dentro de nos pais é uma dor mais amadurecida, pior que a dor física. Nossos filhos vão chorar alguns instantes e a dor vai desaparecer. Ele vão nos abraçar depois, sai correndo e se esquece logo. A dor de um  pai, entretanto, permanece.

A disciplina é algo que precisamos acolher. A correção é algo que precisamos pedir. Começamos a ver a importância de dizer: “Irmão, corrija-me. Irmão, ajude-me. Pastor, discipline me”.  Mas geralmente nós dizemos o contrário: “Não quero ninguém mandando na minha vida e ordenando-me o que devo e o que não devo fazer”.

A Bíblia diz: “Buscai o reino de Deus”. A disciplina faz parte do reino. É algo que precisamos buscar. É algo que requer um desejo ardente da nossa parte. É algo que você precisa pedir do Corpo de Cristo. “Eu quero que você me corrija. Não quero ser rejeitado. E se você procura me corrigir e eu não aceito essa correção - o que acontece?

“Efraim” é o nome de carinho dado por Deus a Israel. O versículo que citamos diz: “Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo”. Você gostaria que Deus o deixasse sozinho? Quem sabe você está cansado dos tratamentos de Deus na sua vida? Parece que Deus está sempre fazendo alguma coisa em você e você está em dúvida se quer ou não continuar nesta processo. Lembra-se: o juízo começa na casa de Deus!

Oséias 5:12,14: “Portanto para Efraim serie como a traça, e para a casa de Judá como a podridão. Porque para Efraim serei como um leão, e como um leãozinho para a casa de Judá: eu, eu mesmo os despedaçarei, e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei, e não haverá quem livre.

Deus esta falando aqui que vai tratar com a casa de Israel e de Judá como a traça e como um verme. Se depois disto, eles não lhe atenderem, então Ele tratará com eles como um leão - entrará no meio deles para rasgá-los e despedaça-los.

E depois disto, o que Ele fará? Versículo 15: “Irei, e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, cedo me buscarão...”. Qual é o juízo final de Deus? Ele voltará a Seu lugar para esperar até que eles O busquem. Em outras palavras, Ele retirará a Sua unção, Sua glória, Sua presença. Voltará ao Seu lugar. Que aconteceu? Não aceitaram a correção de Deus e Ele os deixou sozinhos.

Retirou-se do meio deles. Abandonou-os. A disciplina de Deus é gradativa. Começa “de mansinho” e vai apertando. Senhor sabe como apertar a disciplina suficientemente para que você chore!

Oséias 6:4: “Que te farei, ó Efraim?” Sabe o que é isto ”Exasperação divina. Você já teve um filho que lhe causou exaspero? Muitas mães responderiam no afirmativo. Elas dizem: “Que posso mais fazer com esse menino? Já o castiguei, não o deixei comer, não o deixei passear - e o menino simplesmente diz: ‘Não tem problema’.” Você está vendo que Deus também tem filhos assim? Você pode ver que Deus está abrindo o Seu próprio coração conosco nestas passagens em Oséias?

Oséias 6:4: “Que te farei, ó Efraim”? Que te farei, ó Judá? porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa”. Quando você está na reunião, domingo de manhã, como você é espiritual! Mas chegando domingo à noite, você já caiu, já se desviou! A sua bondade é como o orvalho, está aí, mas no momento em que o sol aparece, ele desaparece.

Oséias 7:8: “Efraim se mistura com os povos, é um pão que não foi virado”. você já fez panquecas na frigideira? Você pode imaginar uma panqueca cozida somente de um lado, com borbulhas saindo do outro? Você acha que dá para comer? O Senhor está dizendo com isto: “Você está com coração dividido, ânimo dobre. Você não está realmente interessado nisto. Está apenas brincando de igreja.

Oséias 7:11: “Porque Efraim é como uma pomba enganada, sem entendimento”. Espiritualmente falando, Efraim é bobo, insensato. Ele não sabe o que está acontecendo. Um cego guiando outros cegos. Uma pomba enganada. Ele não tem os mesmos instintos que as outras pombas têm. Não sabe aonde deve ir e nem o que fazer.

Oséias 7:16: “Eles voltam, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganoso”. Você está entendendo? O Senhor tem trabalhado em você, tem-no batizado com o Espírito Santo, ensinou-lhe os Seus caminhos e depois de tudo, lhe diz: “Quero que você vá testemunhar àquela senhora”. E o Senhor o coloca no Seu arco a fim de atirá-lo como uma flecha. Mas ao invés de seguir o caminho que Deus lhe ensinou, você se desvia para um lado e nunca faz aquilo que Deus queria. Um arco enganoso. Parece que é um arco, parece que deve funcionar, mas não funciona. É enganoso. Nunca faz aquilo para o qual foi designado.

Oséias 11:1-4: “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a Baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; e fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para dar-lhes de comer”.

Estes versículos nos revelam o coração de Deus. O que é que Deus está falando com Efraim? Ele está dizendo: “Eu o amo. Eu vim a você quando você era um pecador. Eu o encontrei quando estava atolado em todo o seu pecado. Eu o apanhei nos Meus braços e fui Eu que lhe ensinei a andar e a entrar num relacionamento de amor comigo. Mas tão logo você aprendeu a andar, desviou-se atrás do seu próprio caminho”.

Oséias 14:1-9: “Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus, porque pelos teus pecados estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento, e convertei-vos ao Senhor; Dizeilhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom, e em vez de novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. A Assíria já não nos salvará, não iremos montados em cavalos, e não mais diremos à obra das nossas mãos: Tu és nosso Deus; por ti o órfão alcançará misericórdia. Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles. Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano. Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal, e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano. Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim se acha o teu fruto. Quem é sábio que entenda estas coisas, quem é prudente que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”.

Que é que o Senhor está falando com Israel? Não é algo complicado. É muito simples. Ele está dizendo: “Ó Israel, se você apenas vier a Mim, Eu o amarei e lhe serei tudo de que você precisa e necessita. Eu o curarei, restaurá-lo-ei, lhe mostrarei o caminho.”

Chega ao ponto de dizer: “Que mais posso fazer por você?” Eu creio que esse é o clamor do Espírito de Deus para o Seu povo. O que aconteceu foi o seguinte. Israel continuou andando no seu caminho até que finalmente Deus rejeitou aquela nação do Seu plano. Não seria mais o instrumento para cumprir a aliança de Deus. Terminou por rejeição total. Por que isto aconteceu? Porque
Israel não aceitou a correção de Deus!

Ouça, ó Igreja! Há uma palavra que está saindo para o Corpo de Cristo nesses dias, que diz: “Ó meu irmão! Ó minha irmã! aprenda a aceitar a correção de Deus. Aprenda a receber a disciplina de Deus.” Será que você já amadureceu o suficiente para desejar agora que seu pai e sua mãe tivessem lhe aplicado mais disciplina quando você era criança? Sabe o que eu desejaria?

Desejaria que meus pais tivessem me disciplinado mais quando eu não fazia o meu dever de casa. Mas eles não entendiam isto. Ele não me amavam o suficiente para me disciplinar neste sentido. E provavelmente eu também não queria isto naquela época. Mas faltou-me a disciplina em certas áreas da minha vida. Agora que amadureci mais no Senhor, vejo como perdi uma das maiores bênçãos no mundo, que é: disciplina, correção, algo que vai me ajudar a ser transformado no meu interior, para que eu não viva toda a minha vida cristã, sendo perdoado - mas não transformado.

O que você está esperando que aconteça na sua vida no próximo ano? Não seria triste examinar-se daqui a um ano e descobrir que não houve nenhuma mudança no seu interior? Sabe o que estou esperando? Espero que daqui a um ano eu tenha de alguma maneira crescido, mudado, me ajustado, e amadurecido no meu interior, e que eu seja ajustado e amadurecido no meu interior, e eu seja assim, conforme à imagem de Cristo. Mas a única maneira em que isto possa acontecer é que alguém me ame o suficiente para me corrigir. “O que está fazendo com o seu dinheiro? Por que você está conversando desta maneira? Como está sua vida de oração? O que você está fazendo agora? Cuidado com a sua atitude, pois sinto que há amargura nela.” “Que é que você tem com isso? O Senhor conhece meu coração!” “Eu sei que o Senhor conhece o seu coração. Por isso mesmo Ele me enviou a falar com você!” “Ah, mas o Senhor me ama assim como eu sou!” “É verdade, mas ela não quer que você continue assim!”

Deus rejeitou Israel no fim, porque este rejeitara a correção. Eles voltavam e se arrependiam, dizendo: “Desta vez é para valer mesmo! Agora vamos ser espirituais”. Mas em pouco tempo tinham caído à mesma posição novamente. ( É claro que isto não ocorre conosco!)

Hebreus 8 : 8 – 10: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até for da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor. Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as imprimirei; e eu serei o seu Deus , e eles serão o meu povo.

O que é que o escritor aos hebreus quer dizer aqui? Ele está falando que na Velha Aliança o povo se recusou a andar na aliança de Deus. Mas ele diz que na Nova Aliança vai ser diferente. Na Nova Aliança Deus vai escrever a sua lei nas nossas mentes e nos nossos corações. Você sabia que este processo é doloroso?

Deus disse: Não te deixarei nem te desampararei. (Js 1:5). Ele está com você, mesmo quando não quer que Ele esteja! Você diz: “Deixa de me perturbar!”. E Ele responde: “Está bem, mas vou seguí-lo!” Ele é como um cão de caça treinado. Você pode fugir, mas incansavelmente Ele o perseguirá. E assim aprendo a dizer: “Meu Deus, corrige-me, mas não me rejeites! Transforma-me à tua imagem.

Faz em mim aquilo que for preciso, mas não me abandones!” A Nova Aliança tem um laço elástico de amor. E este laço vai dando voltas ao seu redor cada vez que você assume compromissos com o Senhor. Você diz: “ Senhor, eu te amo. Quero andar contigo. Vou ser um verdadeiro cristão!” E o Senhor responde: “Fale isto mais uma vez”. Enquanto isso, Ele está o envolvendo com Seus laços, dando volta após volta em torno da sua vida.

A Nova Aliança não está baseada na fidelidade do homem e sim na fidelidade de Deus. Deus diz: “Uma vez em que você e Eu firmamos uma aliança, Eu estarei atrás de você dia e noite. Vou tratar com seu serviço; vou tratar com seus hábitos de motorista; vou tratar com seu casamento; vou tratar com seu lar; vou tratar com seu relacionamento com seus filhos; vou tratar com suas finanças; vou tratar com seu relacionamento comigo; vou tratar com seu relacionamento com seus irmãos e irmãs.”

Quando vejo tudo isto, eu digo: “Puxa, se for tratar com tudo isto, vai ser fogo!” E Deus responde: “Pois é, agora você está entendendo o processo”.Hebreus 12:1 – 3: Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso de ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não fatigueis, desmaiando em vossas almas.

Que significa desmaiar em sua alma ou desmaiar em sua mente? É mais ou menos assim: “Pastor, não dou mais conta de prosseguir. Não consigo continuar na vida cristã. É difícil demais!” – e a pessoa começa a chorar. Ela está desmaiando em sua mente. Sabe que nome dou a essa condição? “Lágrimas de rebelião!”

Uma coisa que não consentimos que Deus faça em nós é transforma-nos. Queremos todas as coisas boas, todas as bênçãos, e ao mesmo tempo continuar seguindo o s\nosso próprio caminho. O Senhor diz: “Não, você não está entendendo. Quero escrever as minhas leis em sua mente”. Isto significa que Ele irá abrir a minha cabeça com um serrote para pôr a Sua lei lá dentro! E não é uma cirurgia anestesiada! Você já passou alguma vez por uma disciplina do Espírito Santo em que o Senhor lhe ensinasse uma coisa de maneira tão real que você nunca mais conseguisse esquecê-la? Você nunca mais precisará de alguém para lembrar lhe daquilo!


O Senhor disse que vai escrever as suas leis nos nossos corações e nas nossas mentes. Em outras palavras, Ele não só vai nos perdoar, mas também vai nos transformar. E ninguém pode ser transformado sem punição ou correção. Você nunca vai mudar se não receber a disciplina do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário