quinta-feira, 30 de junho de 2016

A CONSAGRAÇÃO DOS COHANIM/SACERDOTES

A CONSAGRAÇÃO DOS COHANIM/SACERDOTES
(Consagração dos Cohahim)
(Shemot/Êxodo 29:1-46)
Esse capítulo (perek) de Shemot trata da "consagração" dos Cohanim / Sacerdotes ao serviço à YHWH.
Aharon/Arão e seus filhos eram da Tribo de Levi e, conforme instruções de HaShem, foram "separados" por Mosheh para o ofício sacerdotal, ou seja, representar o povo perante YHWH apresentando seus sacrifícios pelo pecado e também as suas ofertas de gratidão. 
Para que estivessem aptos (qualificados) a representar o povo, os Cohanim tinham de estar purificados de seus próprios pecados, portanto, diariamente, durante 7 dias eles dedicavam a YHWH um novilho sem defeito, que era morto pelos seus pecados.
Exôdo 29:1 "Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio..."
Além disso, o Cohen Gadol/Sumo Sacerdote passava por um cerimonial de purificação que envolvia o sacrifício de boi, carneiros, pais Ázimos e vinho, que era feito dentro do pátio à entrada do Mishkan/Tabernáculo.
Exôdo 29:20 " E imolarás o carneiro e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre as pontas das orelhas direitas de seus filhos, como também sobre os dedos polegares das suas mãos direitas, e sobre os dedos polegares dos seus pés direitos; e o restante do sangue espalharás sobre o altar ao redor."
Na pia de bronze, à entrada do pátio, eles deveriam constantemente lavar os pés e as mãos, simbolizando a necessidade de estarmos sempre com os pés e as mãos "purificados" para servirmos a YHWH.
Todas as vezes que o sacerdote representava o povo perante YHWH, era feita uma "limpeza simbólica", com a lavagem de todo o corpo. Depois disso, os Cohanim eram vestidos, cada qual com a sua vestimenta e as suas cabeças ungidas com óleo de oliveira perfumado com especiarias.
Assim, era feita a cerimônia de consagração dos cohanim/sacerdotes que eram separados para o serviço a YHWH.
E esse perek/capítulo termina com uma promessa de HaShem: "E ali virei aos filhos de Israel; e a tenda será santificada pela minha glória; santificarei a tenda da revelação e o altar; também santificarei a Aharon e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio. Habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei o seu Elohim e eles saberão que eu sou YHWH seu Elohim, que os tirei da terra do Egito, para habitar no meio deles; Eu Sou YHWH seu Elohim".

Fonte: israelitasdocaminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário